HISTORIA ROCAM VIRTUAL
A ROCAM foi desenvolvida pelo Capitão Nascimento Juntamente com o Capitão Dias da GRPAe. A ROCAM Virtual foi criada no dia 03/02/2014 Em agradeçimento ao Capitão Nascimento .
HISTORIA ROCAM REAL
ROCAM
As Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foram criadas em 05 de novembro de 1982 através da Nota de Instrução nº 3ª EM/PM-005/82, com sede no 1º BPChq, e finalidade precípua de atuar nos centros comerciais e bancários visando apoiar as OPM de área.
Seu efetivo inicial foi de cento e trinta e quatro policiais militares. Possuía, à época, doze viaturas tipo VW – Gol e cem motocicletas Yamaha/RX-180.
Iniciou efetivamente sua operação em 12Nov82 destacando-se rapidamente como uma modalidade de policiamento dinâmica e de eficácia comprovada, em especial por causa do intenso tráfego da Capital Paulista.
Por razões de ajuste de QPO foi transferida, em 1986, para o Segundo Batalhão de Choque passando a executar, além das atividades próprias de policiamento ostensivo, o controle de distúrbios civis e o policiamento externo de eventos artísticos, desportivos e culturais.
Durante sua existência utilizou as motocicletas RX-180, Duty-125, Agrale Elefantrè e NX-350-Sahara, atualmente consta com motos NX-Falcon além de três viaturas tipo Blazer e três tipo Veraneio. Seu efetivo atual é de cento e cinqüenta e seis policiais militares.
Desde a sua criação a ROCAM, passou a oferecer à população de São Paulo, um novo tipo de policiamento, com o emprego de motos, em substituição às viaturas de quatro rodas.
Criada com o objetivo de ampliar o alcance dos locais de patrulhamento que, pela extensão, não possibilitava o emprego do homem a pé, ou pelas características do terreno, impossibilitasse o acesso de viaturas de quatro rodas, seu sucesso foi imediato.
O principal fator contribuinte para tal êxito reside na capacidade de deslocamento das motos em meio aos constantes congestionamentos na cidade, em virtude do aumento da frota de veículos circulante.
Aliado ao grande poder de mobilidade, a motocicleta permite ao policial transpor inúmeros obstáculos físicos durante o percurso, tendo, por conseqüência, a redução do tempo de resposta do recebimento da ocorrência, até a chegada ao local.
A verificação de suspeitos e atendimento de ocorrências feito pelas patrulhas são complementados pela viatura de apoio, unindo-se a agilidade da presença policial característica da motocicleta ao complexo métrico e logístico da equipe que compõe a viatura de quatro rodas.
O policial motociclista utiliza-se além do armamento individual, de rádio tipo HT, cassetete de borracha, guia de ruas de São Paulo, lanterna e outros, úteis à atividade, que são acondicionados em caixas fixas a traseira da motocicleta.
Por vezes, a realização de espetáculos públicos, exige outras providências, diversas das inicialmente atribuídas, como por exemplo, a escolta dos protagonistas do evento até o local de sua realização. Nesses casos, a ROCAM possui grande "Know How", pela elevada quantidade de escoltas já feitas de delegações esportivas e bandas musicais de renome internacional, objeto de vários elogios emanados por quem conhece serviço semelhante, em diversos países.
Apesar do emprego diário em patrulhamento, o Pelotão de ROCAM não perde as características de tropa de choque. A rapidez do meio de transporte é diferença significativa no tempo de chegada ao local, possibilitando mais eficiência em situações emergências.
A capacitação técnica de seus integrantes, é mantida com a realização de treinamento diário, abrangendo: a) Técnica de patrulhamento com motos, atividade diversa e mais difícil do que outras formas de patrulhamento; b) Técnica de pilotagem, visando desenvolver a confiança no equipamento e aperfeiçoar a capacidade na condução, explorando exercícios adequados e necessários de frenagem, equilíbrio, manobras rápidas e deslocamentos em formação proporcionando segurança para os policiais, e condicionando-os a agir em grupo; c) Técnica de CDC, atendendo as necessidades de tropa de choque; e d) Legislação, para aplicação em qualquer forma de emprego. Além de proporcionar a melhoria na prestação de serviços oferecidos à população, a instrução contribui para a redução no quadro de acidentes envolvendo motocicletas. Com a renovação da frota inicial (Yamaha RX-180), a ROCAM utilizou motos Honda Duty 125. Posteriormente passaram a utilizar-se das motos Agrale 30.0, Honda/NX-350-Sahara e a partir de 2000 são empregadas motos Honda/NX-Falcon e XT/600.
Sobre Nós
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário